
Ainda nesse cenário, não pode faltar a garotinha falando ao telefone, imitando frases muito conhecidas do seu cotidiano familiar. “Oi! Como vai? Tudo bem? Espera aí que vou chamar. Um beijo, tchau”.
O mundo da criança é fantástico e sua imaginação é incrível. Incentivar o lúdico é papel de todo pai e educador. E é isso que uma escola da zona sul de São Paulo faz.
Essa escola estimula o mundo encantado, o faz de conta, o ser “criança”. Quem pensa que essas brincadeiras infantis servem apenas para passar o tempo da criançada está enganado.
Enquanto as crianças brincam, constroem o conhecimento de maneira sólida e bem elaborada. Só o ato de pegar as roupas da mãe e fazer de conta que é ela ou de imitar o pai trabalhando já demonstra o quanto de percepção essa criança tem.
“Nessas brincadeiras, as crianças assimilam dúvidas, elaboram suas angústias e constroem seu conhecimento”, afirma Fernanda Nedopetalski, coordenadora pedagógica.
As brincadeiras podem ser introduzidas facilmente às aulas. Por exemplo, minhocas e tatus-bola introduzem as aulas de ciências; pula-corda, corre-cotia, barra-manteiga e outras brincadeiras introduzem a criançada no universo da matemática.
O ato da criança ou do educador contar histórias introduz os pequenos no mundo literário, estimulando o bom desenvolvimento da língua e promovendo uma integração com todas as áreas do conhecimento.
Proporcionar esses momentos é estimular criatividade, imaginação, fantasia e, assim, garantir que essas crianças se tornem adultos suficientemente preparados para enfrentar os futuros desafios. Porque o bom aprendizado é aquele que fica para a vida toda!
FONTE: http://www.eaprender.com.br/940
Nenhum comentário:
Postar um comentário